domingo, 9 de janeiro de 2011

A VESTE FAZ O MONGE!

Há muitos anos vou nadando contra a maré.
Chego a brincar com meu lado Macunaíma mas tenho percebido que isto não funciona. Só me canso e não atinjo aquilo que é realmente importante no meu trabalho: o outro.
Digo isso porque quando uma pessoa chega para um atendimento terapeutico ela está preocupada com o que vai encontrar externamente - e eu buscando o caminho interno, de alma...do outro.
O terapeuta deve se empenhar em criar uma terapia para cada paciente.
Quando se estabelece o encontro terapeuta/paciente, inicia-se um relacionamento e é este quem determinará o desenvolvimento da busca e da cura.
"Uma pessoa precisa de técnica para aprender a tocar piano, mas no final, quando se quer criar a música, é necessário transcender a técnica aprendida e confiar nos gestos espontâneos."Yalom
Algumas pessoas conseguem interagir diante da liberdade, da criatividade, simpatia e até de uma linguagem mais solta.
Outras precisam da formalidade, do terno, da linguagem técnica.
E eu penso; o que vale - a eficácia ou a eficiencia?
Qual o mecanismo do pulo do gato? Aquele que faz gerar a naturalidade dos movimentos, da interação com o outro, a compreensão...
A TERAPIA INTEGRADA faz isso. Dá a oportunidade de usar diferentes ferramentas conforme o caso para que o paciente consiga interagir e se olhar buscando caminhos para cumprir sua missão, suas metas, com liberdade e conhecimento. Quando você consegue respirar e encontrar seu foco os dias se tornam mais produtivos, as emoções tomam rumo criativo e a vida torna-se mais leve.
A cada dia tenho integrado mais ferramentas no meu trabalho, sem preocupação com a linha de trabalho - xamanismo? terapia floral? fraternidade branca? cristais?
Trabalho para o mundo e ele contem todas as linhas, todas as sabedorias e assim vou eu pinçando aquelas que podem me ajudar naquele instante.
Algumas ferramentas me trazem mais liberdade, as conheço melhor e consigo traçar o processo com elas.
Outras me dão o caminho do novo, da descoberta e é surpreendente quando vemos o desabrochar no rosto de alguém depois de uma meditação criativa ou de um exercício aerobico.
É diferente trabalhar com esta linguagem num mundo tão restrito aos rotulos. Tudo muito diferente!
Era de Aquário.
Não precisamos mais de mascaras nem vestes. Somos nós e somos Um.

Mitakue Oassim!
Aum Aum Aum
Om Om Om

2 comentários:

  1. Que sonho seria se todos nós nos preocupássemos com o "outro"... que na realidade é nosso EU VERDADEIRO

    ResponderExcluir
  2. Que delicia ler isso e ver que voce foi no caminho certo

    ResponderExcluir